sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PROGRAMA ESCOLA ABERTA
ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO.A.F.
Escola espaço sociopolítico, ambiente adquado para transformação da convivencia em prática de direitos onde cada um se valorize e respeite o s outros.”
                                                  Objetivo Principal;
 Integração  entre Escola e Comunidade,com vistas a melhoria da qualidade da educação,inclusão social e construção de uma cultura de paz.
    Escola Aberta é um Programa Estadual instituido pelo FNDE, Governo Federal através da Lei 052 de25 de outubro de 2004.Atualmente são 1.561 em todas as regiões brasileiras  escolas com o programa com ideais de uma escola democrática, criativa em que a paz se fundamenta na consciencia dos deveres e direitos dos cidadãos promovendo maior diálogo cooperação e participação entre profissionais da educação e comunidade;pais e alunos pois existe necessidade de redução da violência e da vulnerabilidade socioeconômica nas comunidades escolares.
          Sendo assim a Escola caracteriza-se como  espaço  de convivência e aprendizagem para famílias que habitam o bairro, desfazendo  os muros que a distancia do cotidiano das pessoas que habitam no seu entorno que ao entrar dão vida ao cilêncio por meio da alegria cultural e criatividade.
         O desenvolvimento das oficinas permite o desenvolvimento de habilidades  artísticas/cultural,esportiva ,educação e trabalho oportunidade para reflexão  a luz da ética sobre a diversidade de valores  e comportamentos presentes  nos grupos  humanos,consciencia crítica,ética,política,identidade coletiva e individual conquista e organização de cidadania.
          No Estado de Mato Grosso são 60 Escolas que desenvolvem o Programa Escola aberta.
           Em Alta Floresta/MT, de caráter exclusivo somente a Escola Estadual 19 de Maio é atendida pelo PEA,em conversa da Gestora escolar profª Solange D.Silva via telefone por diversas vezes com o Coordenador de Projetos/SUEB/SEDUC e confirmou o interesse da permanencia do PEA para 2011, tendo em vista que 2010 deu-se de forma experimental.
      Para efetivação das oficinas a Escola recebeu neste ,primeiro semestre de 2011 o valor de   15.750,00. 40% para  gasto com despesas de custeio,ou seja para compra de materias necessários á realização de oficinas,conforme plano de ação elaborado por oficineiros e 60% para ressarcimento de oficineiros.   Ressaltando que o recebimento e aplicação dos recursos financeiros é de responsabiliddae do CDCE,da Unidade Executora juntamente com Gestora e atores do PEA,sob  acompanhamento  e fiscalização de técnicos da coordenadoria de projetos da  SEDUC.
         Os oficineiros assinam termo de compromisso do voluntário tendo em vista  A Lei do Voluntário    9.608 de 18 de fevereiro de 1998 publicado em 2/8/2002 diz respeito aos oficineiros que é o  servidor voluntário podendo ser  ressarssido  pelas despesas que comprovadamente realizar  no desempenhpo das atividades voluntárias.Não gera vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim.

                                                           OFICINA DE GINÁSTICA
PARTICIPANTES PAIS E ALUNOS-MONITORA SECRETÁRIA DA ESCOLA VOLUNTÁRIA TOTAL;
DIVANÉIA JOAQUIM




OFICINA DE VIOLÃO
MONITOR VOLUNTÁRIO PARCIAL;FERNANDO

OFICINA DE PINTURA EM TECIDO
MONITORA VOLUNTÁRIAS  PARCIAL.
PROFª SANDRA E AULENICE


                                                          OFICINA DE INFORMÁTICA
                                            MONITORA DIANA VOLUNTÁRIA PARCIAL

OFICINA DE TEATRO
MONITORA PATRÍCIA VOLUNTÁRIA PARCIAL.

OFICINA DE CULINÁRIA
MONITORA PARCIAL VERA E ELENICE COLELHO



OFICINA DE DANÇA
MONITORAS;ANE KELLI E ALINE



OFICINA DE ESPORTES NAS COMPETIÇÕES MUNICIPAIS.
MONITORIA PROFº FLÁVIO
E JOSÉ RILBER/VOL.PARCIAL


BASQUETEBOL. OS GUERREIROS COM TODA FORÇA  E VONTADE DE VENCER!







MOMENTO DE LEITURA E REFLEXÃO DO SALMO
DO DIA,COORDENADO PELA COORDENADORA COMUNITÁRIA
ADRIANA OTÔNIO.

MONITOR PARCIAL MÁRCIO BERETA.SOMENTE EM 2010
DESENHO EM GRAFIT


       
ATIVIDADES;
Educação Ambiental;Coleta seçletiva de lixo,Ajardinamento e hortas agroecológicas ,trilhas ecológicas,cultivo de mudas frutíferas e outros.
Esportes;Futsal,Volei, Basquete,Ginástica
Cultura; Teatro,Dança; Desenho em grafit  e  Violão.
Educação e trabalho; Sala de Leitura,contação de história, Informática  e Pintura em tecido.

Família e Escola;Grupo de Estudos para pais.
Ética e Cidadania; Legistlação,Educação Sexual,Valorização da Vida,Valorização ao uso indevido de drogas,Educação para a convivencia,Diversidade Cultural e  Responsabilidade Social.
Promoção da Saúde; Reeducação Alimentar,Alimentação Alternativa,Cultivo de Ervas

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